domingo, 24 de agosto de 2014

Estudantes de São Bento-Maranhão são destaques na cidade de Dorsten na Alemanha.

Delegação brasileira de São Bento é destaque na imprensa de Dorsten, Alemanha.
Está sendo muito bem sucedida a participação dos jovens estudantes da cidade de São Bento do Maranhão, em Dorsten no Estado de Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha. Dez pessoas do Centro de Ensino Médio e Profissionalizante – CEMP Newton Bello Filho, cuja total responsabilidade de manutenção é da Prefeitura de São Bento, além de um representante da ONG Formação e da Secretária Municipal de Educação Isanéa Dias dos Santos, integram a equipe de sambentoenses que estão na cidade alemã de Dorsten, desde o último dia 16 de agosto.

O programa de intercâmbio que envolve o CEMP de São Bento, as ONG’s brasileira Formação e a alemã Kickfair, com o apoio da Prefeitura de São Bento, possibilitou que no ano passado, 12 estudantes da cidade de Dorsten estivessem no município maranhense aprendendo sobre os costumes, cultura e convivessem com os alunos do CEMP durante o período de permanência no Brasil. 
A viagem dos sambentoenses para cidade do Dorsten que tem quase 80 mil habitantes, é um grande centro comercial daquele país que possui minas de carvão, indústrias siderúrgicas e de construção de máquinas, é totalmente custeada pelo governo alemão.
O grupo de sambentoenses durante a viagem para Alemanha
Os estudantes sambentoenses do CEMP, Sávio Luan, Marcos Reis, Natiele Pinheiro, Bruna Raissa, Bárbara Bianca, Vitória Valentina, Thayres Paiva, Alana Mendes, Dalina Matos e Benedito Soares este último representando o Formação, juntamente com a Secretária de Educação do município Isanéa Dias, foram recebidos oficialmente na Câmara Municipal de Dorsten pelo prefeito da cidade Tobias Stockhoff. Na ocasião, a secretária Isanéa fez a entrega ao prefeito Tobias de uma carta do prefeito de São Bento, Carlos Alberto Lopes Pereira escrita em português e traduzida para o alemão, que agradece pela receptividade aos sambentoenses e manifesta a satisfação de intermediar esse elo que une as duas cidades do Brasil e Alemanha.
Jornal alemão destaca a interação através do esporte entre estudantes de
Dorsten e do CEMP de São Bento
Durante a recepção, o prefeito Tobias Stockhoff respondeu às perguntas dos estudantes sambentoenses, informando sobre a história da cidade e desejando a todos que a estadia naquela cidade, seja repleta de muitos encontros emocionantes e momentos memoráveis. O jornal impresso Dorstener Zeitung em sua edição de 23 de agosto repercutiu a presença dos brasileiros de São Bento do Maranhão na cidade alemã. A secretária Isanéa enalteceu a forma acolhedora como foram recebidos em Dorsten e destacou todo apoio recebido dos alunos e professores alemães que estiveram em São Bento no ano passado e também pela Kickfair, através do seu coordenador Tarek Hegazy, que tem naturalidade egípcia.
 Como parte da programação, a delegação de sambentoenses organizou uma festa brasileira onde foram mostrados os ritmos e comidas típicas. Alguns estudantes apresentaram as danças folclóricas características da região, como o tambor de crioula e o Bumba Meu Boi. 
Estudantes do CEMP de São Bento dançam na Alemanha o Bumba Boi do Maranhão e o Arroz de Toucinho de São Bento degustado pelos alemães de Dorsten
Foi oferecido um jantar feito pelos sambentoenses, cujo cardápio era o arroz de toucinho de São Bento, o caldo de feijão e como sobremesa, o brigadeiro. Segundo Isanéa Dias, “todos se deliciaram com o nosso tempero, inclusive o prefeito Tobias Stockhoff que saboreou o nosso caldo de feijão, tecendo fartos elogios”, afirmou.
O jovem prefeito de Dorsten Tobias Stockhoff saboreando o caldo de feijão,
sob o olhar de Isanéa Dias, do professor Uli e do coordenador do Kickfair Tarek Hegazy
Os jovens sambentoenses permanecerão na cidade alemã de Dorsten até o próximo dia 02 de setembro e até lá, pretendem obter os conhecimentos necessários sobre os costumes, culturas, métodos de ensino e atividades coletivas como o futebol de rua que permitem manter a interação entre cidadãos de países e culturas diferentes. Toda experiência adquirida ao longo da estadia em Dorsten na Alemanha, será transmitida aos outros alunos da escola CEMP de São Bento que também estão inseridos nesse projeto. 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

“São Bento, bom exemplo” Crônica do professor, jornalista e advogado Sebastião Jorge publicada no Jornal O Imparcial

Sebastião Jorge com Isaac Dias, Bitinha e alguns filhos e netos do casal.
Vivi um momento de imensa alegria e satisfação, quando formulei o convite a uma pessoa para a solenidade de lançamento do livro “Isaac Dias – A saga de um sonhador” de autoria de minha mãe Bitinha Dias. Trata-se do senhor Sebastião Jorge, amigo de infância do meu pai, que me deixou deveras emocionado ao relatar sobre as proezas vividas por eles na adolescência. Fatos corriqueiros como jogar bola após as aulas, paquerar as meninas recatadas durante as festas tradicionais e ainda, a consolidação da amizade quando, o já conceituado jornalista Sebastião Jorge acompanhava o deputado Isaac Dias em seus discursos esfuziantes no parlatório da Assembleia Legislativa do Maranhão na década de 70.
Sebastião Jorge na solenidade de lançamento do livro de Bitinha Dias.
Meu primeiro contato com o Sr. Sebastião Jorge aconteceu em uma tarde agradável na varanda de sua residência em São Luis. Ali, pude comprovar que uma amizade pura e sólida, não se deixa abalar pelo tempo ou distância. Assim como acontece com todas as amizades fieis construídas por Isaac Dias ao longo de sua vida, com Sebastião Jorge não seria diferente, pois aqui cultivamos o hábito em praticar e dizer que “amigo do meu pai é meu amigo”. 
Aproveito esta ocasião para agradecer, em nome de toda família Dias, ao nobre Professor Emérito da UFMA, jornalista e advogado Sebastião Jorge pela Crônica de sua autoria, publicada no Jornal O Imparcial na edição do dia 10 de agosto passado – domingo, que tenho o prazer de republicar abaixo.
                             
São Bento, bom exemplo.
                                                      Sebastião Jorge (*)
                                                     
Nesta selva de pedra da política maranhense, ainda existem sobreviventes nos quais, aqueles que participam dessa atividade, com idealismo, podem se espelhar, para mais bem cumprir a missão. Sobrando-lhes inteligência deveriam os interessados seguir os exemplos daqueles que possuem conduta ética, honestidade e fazer com garra.
Como jornalista eu creio na importância do que vejo e não naquilo do ouvir dizer. Isto, para uma avaliação correta a respeito de homens e obras públicas. Sou desconfiado na apuração dos dados.  Não gosto de fazer crítica ou avaliação injusta. A minha conduta se pauta desse jeito. Valorizo a verdade e desprezo a versão. Faço o que manda a consciência. Considero os exemplos corretos. Um incentivo e prestígio à política e políticos. Muito se critica às vezes necessário, e pouco se elogia.
Estive na última semana em São Bento e encontrei-me com os amigos especiais, aliás, os ex-prefeitos, Isaac (essa legenda viva), e Bitinha Dias (hoje, apenas cidadãos). Deram-me muita alegria. Foi um feliz encontro o retorno à terra em que nasci.  Isaac aniversariou no dia dois (77 anos) e mereceu uma comemoração digna de uma figura de destaque da política no estado.  Para consagrar à data a esposa Bitinha lançou o livro “A Saga de um sonhador”, que eu transformaria na luta de um vencedor.
O livro enaltece as qualidades e o idealismo desse ser político por excelência ao mostrar-lhe as entranhas da proeza em realizar. O que de princípio seria impossível, com ou sem verba. Quando necessário meteu a mão no bolso e aplicou nos serviços que beneficiariam as comunidades carentes. Compromisso é compromisso e levava a sério.
 Ninguém, positivamente credenciada para escrever a obra que Bitinha, que o acompanha no dia a dia ao trabalhar ao seu lado. Com ele desfraldou dos bons e maus momentos. Identificação perfeita no pensar e agir. O livro, escrito com simplicidade e sem firulas literárias, atingiu o objetivo. Mostrou o retrato por inteiro de um político consciente das responsabilidades e com uma capacidade de trabalho incomum.
“A saga de um sonhador” dá uma ampla visão sobre o método do fazer política de Isaac Dias e a habilidade de compor situações complexas, ainda que, com opositores. Em se tratando de defender e reivindicar pleitos para sua terra tudo era possível. A cidade pela gama de realizações mudou radicalmente. Tem outra feição. Serve de modelo para quem deseja implantar dinâmica idêntica.
O espaço é pequeno para relacionar tantos trabalhos executados, com ênfase na educação, criação de escolas estendidas aos povoados; tecnologia, na década de 80, quando  computador  era uma interrogação, São Bento dispunha de um centro tecnológico; saúde, implantação de hospital modelo, postos de saúde, e aquisição de uma ambulância móvel; moradia, conjuntos residenciais populares; lazer, praça de eventos, ginásio poliesportivo;  rodoviária e a entrada da cidade tem um visual bonito.
É agradável retornar de onde se veio. Manter contato com antigos amigos. Olhar a casa de nascimento e o pé de goiaba branca que me ajudava a pular o muro, fugido,  para jogar bola na rua, os quais não existem. Nada contra uma cidade que mudou radicalmente, mas dói não se ouvir o canto das pipiras, expulsas do habitat natural.

Ainda bem ter ouvido o sino da igreja. Observei, ao cair da tarde, o velho hábito de colocar cadeiras na porta para uma conversa entre vizinhos e amigos. Fui à Bacurituba, 15 minutos de viagem e olhei um campo inundado de peixes e pescadores felizes. Obra de dragagem da ex-prefeita Bitinha. Velha ou nova a cidade de São Bento será sempre uma lembrança. 
(*) Professor Emérito da UFMA, jornalista e advogado.   

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Bitinha Dias homenageia o marido com o livro: ISAAC DIAS, a saga de um sonhador

No dia em que comemorou o seu aniversário, em 02 de agosto, Isaac Dias foi homenageado por centenas de sambentoenses e de pessoas de outras cidades que prestigiaram o lançamento do livro, ISAAC DIAS, a Saga de um Sonhador, de autoria de sua esposa Bitinha Dias.  As festividades tiveram início às 19:00 horas com a celebração de uma missa em ação de graças na igreja Matriz de São Bento. Logo em seguida, aconteceu a solenidade de lançamento do livro, no auditório da Escola Técnica da cidade.

A presença de todos os filhos, netos, bisnetos, genros, noras e centenas de amigos, proporcionou a Isaac momentos de extrema felicidade. A autora da obra literária Bitinha Dias, manifestou a grande satisfação de poder contribuir com propagação da história de lutas, dificuldades e conquistas vividas pelo seu marido a quem intitula de grande sonhador, onde suas metas eram sempre o bem estar de um povo e a melhoria de toda cidade. Ela diz que optou por fazer um relato biográfico bem objetivo para que os jovens de hoje e as futuras gerações possam assimilar bem a história do bravo e destemido sambentoenses Isaac Dias.
Fotos da solenidade na Igreja Matriz e na Escola Técnica de São Bento