sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora atraem milhares de fiéis em São Bento

Fiéis da igreja católica viveram momentos de festa no último dia 25 para comemorar a chegada da Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora na cidade de São Bento. Milhares de pessoas acompanharam em passeata pelas ruas da cidade, os símbolos que divulgam Jornada Mundial da Juventude.  Houve uma concentração na Praça Carlos Reis, no centro de São Bento, onde aconteceram shows de louvor e adoração. Como parte da programação, a Cruz foi levada até a carceragem da Delegacia de Polícia, onde foi feita uma breve solenidade religiosa com os representantes da Igreja Católica e os presos do município. À noite foi celebrada uma missa na Praça, em seguida, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram levados para Igreja Matriz São Bento onde muitos fiéis ficaram de vigília durante toda a madrugada.
O evento que foi denominado de “Bote Fé São Bento” teve sua programação encerrada na cidade por volta das 9 horas da manhã do dia 26, quando os símbolos seguiram com destino à cidade de Pinheiro.
Fiéis carregando a cruz pelas ruas da cidade

O Ícone de Nossa Senhora também seguido por uma multidão

O evento religioso aconteceu  na Praça Carlos Reis no Centro de São Bento

Fiéis acompanham a missa celebrada na Praça Carlos Reis

domingo, 15 de abril de 2012

Matéria do programa Informe dos Município mostra algumas conquistas de São Bento, hoje abandonadas.


Em uma matéria exibida para todo Maranhão no mês de março de 2003 pelo programa Informe dos Municípios com reportagem de Sebastião Figueiredo, é possível recordar como de fato era o nosso município.
O Hospital São Bento, que teve suas portas fechadas irresponsavelmente pelo atual administrador, era um referencial na saúde da região, com médicos e equipamentos adequados para um bom atendimento aos cidadão, mesmo com os poucos recursos naquela época. Hoje a prefeitura recebe mais de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) por mês somente para tratar da saúde do povo de São Bento e mesmo assim, o povo carece muito de saúde. Na matéria, é mostrada uma Unidade Móvel de Saúde, montada em um ônibus inteiramente equipado. O atual administrador simplesmente saqueou todos os equipamentos e peças da Unidade Móvel que nessa administração nunca serviu para prestar qualquer tipo de atendimento aos sambentoenses. O ônibus, totalmente acabado, está “jogado” em um sítio de propriedade de um amigo/funcionário do prefeito, localizado no povoado Grajaú.
Naquela época, o destaque para educação era a construção do Centro de Ensino Médio e Profissionalizante – CEMP Newton Bello Filho, que após inaugurado, teve implantado os curso técnicos e profissionalizantes de Informática, Enfermagem, Agro-Negócios, Hotelaria e Turismo. Mil e duzentos alunos estavam matriculados no CEMP nos três turnos. Contrariando os princípios do investimento em educação e a valorização da juventude, o atual prefeito desde que assumiu, simplesmente extinguiu os cursos ali existentes e naquela unidade de ensino tem pouco mais de 400 alunos matriculados para os três turnos.
A reportagem também mostra a importância da dragagem dos campos de São Bento que se constitui na principal riqueza do município e é considerada a obra de maior alcance social do interior do maranhão nos últimos anos.
Através do programa Informe dos Municípios o Maranhão pode constatar a grandeza do carnaval de São Bento. Bandas da Bahia, Piauí, Maranhão que eram contratadas exclusivamente para ficar só no município animavam a multidão que lotava as Praças Carlos Reis e de Eventos. O carnaval com essa característica foi implantado pelo então prefeito Isaac Dias que construiu a Praça de Eventos e ainda ajudava e incentivava a realização de blocos populares no período.  
Em apenas dois minutos de matéria, é possível constatar que a São Bento de outrora tinha perfil progressista e uma administração totalmente voltada para atender sua população em todos os segmentos.  Mesmo sendo um prefeito de oposição que sofria severas perseguições das forças políticas do Estado do Maranhão, Isaac Dias provou para o Brasil inteiro que quando um administrador tem respeito e compromisso com o povo, mesmo sem convênios (que eram impedidos pelos opositores), é possível sim realizar um grande trabalho com seriedade em benefício de uma população inteira. 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Entrevista comovente: Jovem denuncia o descaso no sistema de saúde de São Bento

Um depoimento emocionante com um misto de revolta e indignação: Assim podemos definir a entrevista que a jovem Léa Pinheiro concedeu ao radialista Jamilson Barbosa que foi exibida no último dia 23 de março no programa Rádio Jornal da Rádio São Bento FM.
Na entrevista, Léa Pinheiro que é natural do Povoado Enseada em São Bento-MA e atualmente reside em São Paulo-SP, denunciou o descaso com o sistema de saúde do município que pode ter contribuído com a morte de sua irmã, Dilma Pires Pinheiro de 26 anos. Segundo Léa, a ausência de médicos e a falta de um atendimento adequado no único Hospital do município foram fundamentais para o falecimento precoce da sua irmã que havia sofrido um acidente de moto.
Vale à pena ouvir com atenção essa entrevista. É um testemunho de quem sofre na própria pele e sente na alma o caos que se implantou na saúde de São Bento.