quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pânico em São Bento

Não se assustem com o título acima, mas esse é o verdadeiro sentido do que está acontecendo em São Bento: PÂNICO total! O drama é vivido pelo prefeito do município e seus secretários, tudo em função de uma auditoria que está acontecendo desde o último dia 25, onde agentes da Controladoria Geral da União estão fazendo uma verdadeira devassa na contabilidade da Prefeitura de São Bento.
Desde o momento em que o município foi sorteado juntamente outros dois do Maranhão para ser “visitado” pela CGU, muita gente ficou em PÂNICO em São Bento. O prefeito mandou, de última hora, limpar, arrumar e pintar a maioria dos prédios públicos, escolas e postos de saúde. A secretária de educação que também é vice-prefeita chamou todos os funcionários e determinou como e que deveriam falar para os fiscais durante a auditoria. A merenda escolar, que há muito tempo não estava sendo distribuída, foi imediatamente providenciada e entregue em algumas escolas. A secretária chamou na sexta feira - 22, uma nutricionista de São João Batista para endossar todos os documentos atrasados como se a mesma estivesse trabalhando para a Secretaria de Educação há muito tempo; mandou chamar também alguns pais e alunos e pediu que os mesmos falassem que sempre houve merenda nas escolas e que tudo está às mil maravilhas na educação do município.
Na saúde, a secretária que é a esposa do prefeito estava tentando encontrar de última hora, médicos para apresentar aos auditores na tentativa de justificar os muitos cadastrados nos programas de saúde básica que constam apenas no papel, pois a população hoje sofre pela falta de médicos no hospital e postos de saúde. Na semana passada o precário hospital do São Judas foi pintado durante a noite com tinta caindo por cima de alguns pacientes que ainda resistiam ali; Nessa luta para justificar os gastos com as verbas da saúde, só faltaram abrir de última hora o Hospital São Bento que já está fechado a mais de quatro anos. Até mesmo na farmácia popular, misteriosamente apareceram remédios.
Depois da campanha eleitoral esse foi o maior tempo que o prefeito já ficou em São Bento. Foram importadas mais de 30 pessoas para tentarem corrigir os erros de contabilidade que devem ser muito. Até as ambulâncias foram usadas para levar centenas de volumes de documentos para um escritório contábil localizado no Centro Empresarial do Tirirical. Tinha tanta gente ‘fabricando’ nota fiscal que faltou bloco.
Os fiscais da CGU estão executando seus trabalhos na Câmara Municipal e, diante do estado em que o município se encontra e como está vivendo a população, com certeza já devem ter detectado muitas irregularidades na aplicação das verbas federais destinadas a São Bento. Ao observarem que o Hospital São Bento, a Escola Técnica e o Terminal Rodoviário foram criminosamente fechados já é uma boa razão para condenarem o atual prefeito. Se forem mais atentos e analisarem que o prefeito declarou para a Justiça Eleitoral e para o povo, durante a campanha do ano passado, que não possui bens nenhum e, no entanto ostenta a maior riqueza da região, desfilando em carros importados tipo um Citroên C4 do ano, Corola, Punto e comprando casas e fazendas em vários localidades da região além de ser ele o provável dono da usina de asfalto instalada no povoado Grajaú a 5Km da sede cuja empresa está em nome da Soares Irmãos Ltda, terão boas razões para fazerem cumprir a lei.
Diante desse clima que está vivendo o município de São Bento, alguns assessores do prefeito recebendo suas orientações, tentam acalmar os seus aliados dizendo que “isso não vai dar em nada. Essa turma quer mesmo é dinheiro e dinheiro nós temos pra dar”. Com essa insinuação fica a pergunta: Será que a Controladoria Geral da União, instituição altamente conceituada pela conduta séria e idônea, vai se deixar desmoralizar justamente em São Bento do Maranhão??? Difícil de acreditar, mas só nos resta esperar para ver!.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

TRE rejeita a prestação de contas do prefeito de São Bento que poderá ser cassado


Carros de som do prefeito em plena campanha eleitoral de 2008

Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão rejeitaram por unanimidade a prestação de contas do candidato a prefeito de São Bento na eleição de 05 de outubro de 2008, Luiz Gonzaga Barros. A ação foi movida pelo Ministério Público Estadual através do seu representante no município o Promotor Celso Fernandes Coutinho que pediu pela rejeição da prestação de contas do então candidato da coligação “São Bento de Todos” em função de diversas contradições apresentadas na mesma.
Em sua prestação de contas o candidato que foi reeleito omitiu os carros de som usados em sua campanha alegando que não dispunha de nenhum veículo de tal natureza. Argumentou também que não realizou comícios ou passeatas durante a campanha eleitoral.
Tais alegações foram contestadas devido às evidências dos fatos. Em plena campanha a justiça eleitoral apreendeu um caminhão de som tipo trio elétrico que fazia divulgação da propaganda do candidato a prefeito, por estar descumprindo as determinações da lei eleitoral. Na ocasião, o advogado credenciado pelo candidato Luiz Barros foi quem requisitou a liberação do veículo. Quanto ao fato de alegar não ter realizado comícios ou passeatas, a cada realização desse evento era feito um comunicado na delegacia de polícia onde constava o dia, hora e lugar onde o mesmo aconteceria além de existir fotos e vídeos que comprovam os feitos.
Apesar dos argumentos da defesa feitos pelo advogado José Antonio Almeida, o relator do processo nº 6.914, Juiz Federal Roberto Carvalho Veloso manteve o pedido pela rejeição da prestação de contas do candidato a prefeito de São Bento que foi acompanhado por todos os demais membros do Tribunal Regional Eleitoral.
Os advogados do prefeito deverão entrar com um recurso contestando a decisão e até mesmo para tentar protelar a ação. Segundo alguns juristas, as coligações interessadas e o próprio ministério público poderão pedir a cassação imediata do prefeito de São Bento, respaldados nessa decisão do Tribunal Regional Eleitoral.
Se o processo seguir o trâmite normal, a própria justiça entenderá que o candidato cometeu crime eleitoral e por isso não poderá exercer cargo eletivo obtido por tal prática ilegal e por isso deverá requerer a cassação do mandato do prefeito de São Bento Luis Gonzaga Barros. Rumores na cidade dão conta que o prefeito, numa tentativa desesperada vai se licenciar para tentar inviabilizar sua cassação, mas isso não influenciaria em nada na decisão final da justiça.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

A máscara do Lula

O metalúrgico, sindicalista e agora Presidente da República do Brasil, Lula da Silva ainda não conseguiu tirar a máscara e mostrar ao povo brasileiro quem realmente é. Em tempos de lutas sindicais adotava uma postura adversa dos dias atuais onde condenava tudo que ia de encontro aos interesses dos menos favorecidos e mais desprestigiados.
A obsessão de ser presidente da nação, após três derrotas fragorosas para os Fernandos Color e Henrique Cardoso, o fez virar do avesso e mudar os seus princípios e métodos. Submeteu-se aos encantos daqueles que tanto combatia no passado e passou a usar as mesmas táticas dos políticos que antes condenava.
Nos dias de hoje, o Lula presidente parece estar submisso a um sistema implantado por antigos desafetos e hoje aliados incondicionais. O resultado disso: o rótulo de um governo marcado pelos escândalos de corrupção, mensalão, dólares dos pés à cueca, desvios de conduta e de recursos. A receita para vencer esses contratempos tem sido agir de forma sorrateira fingindo que nada está acontecendo enquanto isso, se acha amparado pela indústria eleitoreira do ‘bolsa família-vota-em-mim’ e agora do PAC. E o povo... sifu, palavra usada por ele.
Desprestigiar tradicionais aliados de antigas lutas tem sido o marco da nova postura política do Lula. Não foi à toa que em 22 de junho de 2004 ele foi hostilizado e sonoramente vaiado por militantes do PDT no enterro de ex- companheiro Leonel Brizola no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, ‘traidor’ era a palavra de ordem. Constrangido, não teve outra reação senão sair pela direita.
A máscara que cobre face do Lula de hoje talvez o proteja da gripe suína, mas não consegue esconder as facetas do chefe da nação que desprestigia antigos aliados de lutas e tribulações. Agora do outro lado do campo de batalha, o presidente brasileiro Lula da Silva assiste comodamente os ex-companheiros perderem a guerra para os seus novos e fieis amigos. E ele ainda consola: "isso é só uma marolinha".

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O passado e o presente na brilhante interpretação de Sebastião Nery

Sebastião Nery é uma verdadeira enciclopédia viva da política brasileira. Entre tantos outros o artigo abaixo publicado na sua página eletrônica no último dia 30/abril é algo que podemos descrever como excelente! É o passado e o presente num comparativo magistral:

O GEISEL DE SERGIPE
RIO – Dia 1º de abril de 1977, consagrado à mentira nacional, onze da manhã, o coronel José Maria de Toledo Camargo, assessor de Imprensa da Presidência da República, começava a distribuir aos jornalistas, no Palácio do Planalto, um maço de cópias xerografadas, com três linhas e três itens. Era a Ato Complementar nº102, decretando o recesso do Congresso.
Do outro lado da Praça dos Três Poderes, o presidente do Senado, Petrônio Portela, toma conhecimento, fica perplexo, telefona ao Planalto:
- É necessária uma comunicação formal ao Congresso.
Ao meio-dia em ponto, entra no edifício das duas conchas o subchefe da Casa Civil, Alberto Cunha, com o texto do Ato C. 102, acompanhado de um ofício de cinco linhas, assinado pelo presidente Ernesto Geisel:
“Tenho a honra de comunicar” ....

BIONICOS
Usando o pretexto da Reforma do Judiciário, Geisel fez o “Pacote de Abril” de 77 e pôs o Congresso em recesso, só para criar os “senadores bionicos”, uma vingança tardia contra a surra que seu governo levou três anos antes, em 74, quando o MDB elegeu 16 senadores e a Arena só 6. O ministro Ayres Brito, o Geisel de Sergipe, presidente do TSE, nem precisou fechar o Congresso para criar seus“governadores biônicos”
www.sebastiaonery.com.br